terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Tronco de chocolate merengado com curd de clementina



Olá a todos!
Antes de mais gostaria de desejar a todos vocês que me acompanham um próspero ano novo! No estado em que se encontra o país, seria utopia minha desejar um ano melhor....Assim sendo, desejo pelo menos que os estragos sejam o menor possível.......

Cá estou eu novamente a tentar dar continuidade ao meu canto que criei com tanto entusiasmo e que nos últimos meses, devido a dissabores da minha vida pessoal tem vindo a ser descuidado e relegado para 3º,4º ou nem sei que plano...As visitas aos vossos blogues, são outra rotina que me vejo impossibilitada de seguir neste momento...Mas não quero com isto dizer que me esqueço de você.....Não! Só espero que um dia as coisas finalmente regressem a normalidade...
Devido a um sério problema de saúde duma pessoa da minha família, o meu tempo disponível vai todinho para ela e neste momento o facto de insistir na actualização do blogue é apenas para tentar manter a minha sanidade mental!

Deixo aqui então um novo post para partilhar com vocês.
Foi um dos troncos que fez parte da minha mesa de Natal...! Um Natal especial, que agradeço a Deus,  pois poderia ter sido muito diferente....

Tendo eu uma costela francesa, inspirei-me em vários blogues franceses e resolvi criar a minha própria versão...



Receita:

Para o rolo:
5 ovos + 2 gemas
170 gr de açucar
125 gr de farinha
2 cl de sopa de chocolate em pó

Bater os ovos inteiros e as gemas com o açucar durante 10 min. até ficar uma mistura
bem fofa e volumosa.
Peneirar a farinha e o chocolate e juntar delicadamente à massa.
Levar a cozer a 180º cerce de 15 a 20 min.
Desenformar sobre um pano húmido e polvilhado com açuçar. Enrolar o bolo durante alguns minutos  ou até que ele arrefeça. 


Para o curd de clementina
6 a 8 clementinas
80 a 100 gr de açucar
50 gr de manteiga
2 ovos
1 cl sopa de maizena
1 a 2 gotas de essência de baunilha (fac.)

Ralar a casca a 4 clementinas e aproveitar o sumo das restantes.
Numa tigela bater os ovos com o açucar. Juntar o sumo e raspas das clementinas, a essência de baunilha e a maizena. Juntar a manteiga e levar ao lume em banho maria, mexendo sempre até engrossar.


Para o merengue:
2 claras
60 gr de açucar
umas gotas de limão
1 pit de sal

Bater as claras com o açucar o limão e o sal até formar um merengue firme.


Depois de frio desenrolar o bolo, espalhar uma boa camada de curd de clementina e voltar a enrolar.
Com a ajuda de um saco de pasteleiro e duma boquilha espalhar o merengue, dando largas a imaginação.
Levar ao forno a gratinar alguns instantes

















7 comentários:

Xana Bértolo disse...

Este tronco é mesmo mto original e ficou lindo.. parabens!
Feliz ano novo
Beijinhos

Felismina disse...

Amiga ficou lindo e bem diferente e aposto que também ficou uma delicia! E espero de coração que este Novo Ano te traga muitas coisas boas, bjs.

A cozinha da Bé disse...

Acho que vou experimentar esse curd de clementina, deve ser uma maravilha! :)
Ficou linda!
Beijinho

Margarida Abreu disse...

Amiga esse tronco me deixou com vontade de dar uma dentada numa fatia sabes??? ehehehhehhe....

Sempre que precisares de uma amiga sabes onde estou e onde me encontrar!!!

Muita, muita força e tudo a correr pelo melhor sim??


Beijocas

Margarida

Ana Rita disse...

Já não deve haver rolo senão eu candidatava me a provar uma fatia!
Bjoka
Rita

Josy disse...

Olá Irene querida, faço votos que seu ano seja mais suave, repleto de saúde, e alegrias, que tudo corra pra melhor. Adorei seu tronco ficou lindo, e saboroso, disso não tenho dúvidas. Bjos com carinho, uma ótima semana

galega na cozinha disse...

que lindo e original!!!
5*
bjinhos e muita paz, amor, saúde e felicidade neste novo ano!!

bjinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...