sexta-feira, 11 de maio de 2012

Arroz de polvo

Mais uma tentativa falhada de imitar a minha mãe num arroz seco de polvo! Não saíu como o dela, já era de esperar.....O sabor ficou muito parecido......Mas de aspecto como diria a minha prima-irmã..."Desculpa querida, mas não é o arroz da tua mãe..."
Durante muito anos foi um prato muito servido em reuniões de família....Toda a gente comia e chorava por mais...Regra geral a ementa costumava ser um bife alhado e apimentado à Ermelinda acompanhado de batata frita, e em seguida lá vinha o tão esperado arroz de polvo....
Longe de mim, menosprezar ou descurar as outras mães em prol da minha, mas não posso deixar de encher a boca para dizer que A MINHA MÃE ERA UMA GRANDE E EXCELENTE COZINHEIRA....
No que me toca.....Ainda tenho um longo caminho para a igualar....


A receita é muito simples!
Pôr o polvo a cozer com uma colher de sopa de aguardente. Reservar a água de cozedura.
Fazer um refogado bem azeitado (é importante) com os partes mais pequenas das pernas do polvo e da cabeça.
Juntar sal q.b e duas folhas de louro. Deixar cozinhar até estar macio.
Ir juntando aos poucos a água da cozedura até à quantidade de arroz pretendido. Mas sempre para menos para que o arroz fique seco.
Espero que gostem........Bom fim de semana a todos!













15 comentários:

Formiguinha disse...

Olá Irene:)

Eu gostei e muito, não fosse eu uma apreciadora de polvo e da comida da mãe.
Fiquei curiosa em coser o polvo com aguardente, não sabia. Deve ficar um polvo bem apuradinho:)

O teu prato pode não estar como o da tua mãe mas que está com um bom aspecto lá isso está:)

Bom fim-de-semana!
Beijinhos

Ana disse...

Eu gosto muito de arroz de polvo!! Pode nao ter ficado igual ao da tua mae mas concerteza que ficou delicioso :)

beijinho
http://ladyaofogao.blogspot.com

Ginja disse...

Olá Irene :)
Cá em casa quem o faz mesmo bem e de chorar por mais é o meu pai!
Uma maravilha, adoro arroz de polvo.
Nunca fica igual à nossa mãe...um mistério por resolver.
Um beijinho.

Maísa disse...

Como nunca experimentei o arroz de sua mãe, eu diria que esse seu arroz ficou um espetáculo de gostoso, pelo menos no visual ficou showwwww!beijkas

Andréa disse...

OLÁ IRENE!
COMIDAS DE MÃE SÃO MESMO ESPECIAL, AINDA BEM QUE ELAS NOS ENSINAM COM MUITO GOSTO.
A SUA RECEIA FICOU COM UM ASPECTO DELICIOSO!

BEIJINHOS ♥

Margarida disse...

Irene... Amo A comida da minha mae, mas a minha grande mestra foi minha avó... Ninguem tinha as maozinhas como ela para a cozinha.... Hoje ja tenho ouvido muita gente dizer que eu sou como ela... mas acho que ainda mefalta muito!!!

Essa de cozer o polvo com aguardente nao conhecia,mas dve ser tudo de bom!!!

Beijocas

Alice disse...

Irene, minha linda, acredito que a tua mãezocas fosse uma excelente cozinheira, mas "cheira-me" que tu não lhe ficas atrás!;p
Mas lá está, o tempero de mãe tem lá uns pozes que não se conseguem recriar, será sempre a nossa verdadeira comidinha de conforto, que só nos sabe mesmo bem se for feita por ela!!
Mas olha que o teu arrozinho tem muito bom ar e gostei da dica de cozer o polvo com aguardente:)
Beijocas e bom fim de semana!

Ilda Pinho disse...

Esse arroz de polvo deve ter ficado uma delícia!!!
Beijinhos e bom fim de semana.

Doce Final Feliz disse...

olá Irenee, não te desiludas pois o teu arrozinho está com um belo aspecto!!!
bjus
Cila

A Meu Gosto disse...

Ficou delicioso concerteza :D
beijinho

Moranguetes disse...

Olá Irene, parabéns pelo teu blog, tens receitas bem ao meu jeito, faceis mas não menos deliciosas.
Deixo o meu para visitares
http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/
Um beijinho e obrigada.

Alice disse...

Olá querida Irene, só para te deixar um beijinho, espero que estejas bem:)
Já tenho saudades de ver este pote a fumegar!:))

Aida disse...

só sei que está com um aspeto delicioso. amanhã posto o meu de lulas. se calhar podemos trocar umas receitas!;)

sigo o blog!
gostaria de te convidar a conheceres o meu.
espero que seja do teu agrado e que te sintas por lá, em casa!

beijinhos

http://cottoncandy-peaches.blogspot.com

bedroom ideas for young women disse...

Hello
Pote de receitinhas
Do you have more great articles like this one? I appreciate the incredible dedication seen in this piece.

Pedro disse...

O arroz tem muito bom aspeto, mas eu ponho sempre no refogado pimentos vermelho e verde e muita cebola e no fim leva coentros ou salsa.E prefiro arroz mais para o malandrinho.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...