sexta-feira, 9 de março de 2012

Pataniscas de red-fish




Andava um dia desses um red-fish (peixe vermelho) a vaguear no congelador....Devido à sua cor deve ter passado despercebido....Julgando eu tratar-se de carne... Um peixe não chegaria para todos...Precisava urgentemente de uma solução. Lembrei-me então de uma receita de pataniscas de red-fish que tinha visto no meu baú....Pois até aí tudo muito bem....O problemazinho......É que seria a minha estreia em pataniscas!!!  Ah pois!!!
Olhei para trás e vi os meus rapazes completamente absortos numa amena conversa convencidos que eu já teria activado o almoço.... E!!!! O marido odeia servir de cobaia, principalmente quando está com fome... Bem era preciso agir depressa....."Olha também não deve ser difícil" pensei eu....Pus mãos à obra e lá comecei a preparar as ditas...Mas o que eu não vos disse e eu própria me tinha esquecido é que a receita que eu tinha tão religiosamente guardada era nada mais nada menos que doce de alfarroba e a receita das pataniscas estava por trás...Pela metade!!! Ou melhor um recorte, do centro da malfadada receita!!!!! Valha-me Deus!!!! Ainda tinha que adivinhar o que faltava de um lado e do outro......Conseguem imaginar o meu pânico silencioso???!!!
Graças a Deus acabou tudo bem, somente a experiência de quem cozinha, consegue dar a volta a situações destas!!!!
                                          

                                        Ora segundo o "meu puzzle" a receita é:


                                1 peixe vermelho limpo de peles e espinhas (cerca e 400 gr)
                                150 gr de farinha
                                1 cl de café de fermento em pó
                                2 ovos
                                1 cl de sopa de azeite
                                1 cl de sopa de cebola picadinha
                                1 cl de sopa  bem cheia de vinho branco
                                1 cl de sopa de salsa picada
                                sal e pimenta q.b.


Cozer o peixe em água e sal.
Limpá-lo de espinhas e peles e dividi-lo em lascas largas.
Numa tijela envolver a farinha com o peixe, os ovos batidos, o azeite e o fermento. Misturar tudo e envolver bem. Adicionar o vinho aos poucos.
Juntar a cebola picada, a salsa e umas gotas de tabasco. Deitar um pouco de sal e pimenta a gosto.
Mexer tudo muito bem.
Levar a fritar à colheradas em óleo quente, virando-as com frequência.
Deixar escorrer sobre papel absorvente e estão prontas a servir! Quentes ou frias são uma delicia!
Não sei se será a receita correcta...Foi o que consegui recriar ! Mas o que é certo  é que ficaram deliciosas e aprovadas pelas cobaias!!! Hehehe!!

Bjocas e bom fim de semana a todos!

























 

10 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Olha que ficaram óptimas as pataniscas, que maravilha de aspecto!

Sofia.Lopez disse...

Lol Ai Irene o que já me ri contigo...imagino sim o teu pânico silencioso ehehe só que cozinha é que sabe...lol
Deixa que te diga que as tuas primeiras pataniscas estão maravilhosas!! Deste muito bem a volta à situação e ao red-fish!! :)
Gostei muito
Beijinho linda e bom fim de semana

luci disse...

que delícia,já anotei a receita,adorei o seu blog beijos

Alice disse...

Ai Irene, já estou a ver a tua cara quando viste a receita pela metade, ahahah!:D
Mas olha que te saíste muitíssimo bem, que essas pataniscas ficaram fantásticas:) Também nunca as fiz e espero que, quando me decidir a estrear, não me aconteça nada parecido!!:D Até vou já guardar esta para prevenir;P
Beijocas e um excelente fim de semana:)

Fumo na Panela disse...

Ficaram lindas!!!
Ques ricas pataniscas ;)
Beijinhos

http://fumonapanela.blogspot.com/

Ginja disse...

Mesmo assim sairam perfeitas! Parabéns pela estreia Irene. E uma utilização óptima para o red fish.
Um beijinho.

Josy disse...

E como te saistes bem amiga Irene, ficaram lindas suas pataniscas, e sendo de peixe, roubaria uma meia duzia delas, se pudesse hehe. Bjocas ótimo final de semana

Milena Andrade disse...

Oi Irene ,vim retribuir a sua visita e conhecer o seu cantinho.
Quantas receitas gostosas!
O seu blog é muito lindo, visitarei mais vezes! Grande beijo.

Salsa Verde disse...

Que sugestão excelente esta tua!!
Beijinhos e continuação de bom fim de semana,
Lia.

Xana disse...

Ficaram com óptimo aspecto, tem tudo pra ser perfeito :)
beijoca

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...