sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Macarronete com couve e grão e pernil de porco fumado

Por cá continua a saga das couves! Enquanto houver....Vai dando para confeccionar uma série de pratos bem simpáticos e saudáveis. Além de ser um prato que aqui por casa, agrada a miúdos e graúdos.

O pernil fumado é facilmente encontrado nas grandes supefícies ou simplesmente no talho. Vem prontinho é só lavar e cozer!


Receita:

1 pernil fumado
1 chouriço corrente fumado
Grão q.b.
Couve penca q.b. e macarrão q.b.


Lavar o pernil em água corrente e pôr a cozer cerca de uma hora.
Colocar o grão a demolhar de véspera. (eu prefiro este do que comprar em lata, por uma questão de sabor e também por ter a vantagem de podermos aproveitar a água da cozedura, onde se concentram a maior parte das vitaminas, além de conferir outro sabor à comida.). No dia pôr o grão a cozer.
Arranjar e lavar a couve. Colocar a couve sem água no tacho, salpicar com um pouco de sal, um grande fio de azeite e deixar em fogo forte poucos minutos. Mexer várias vezes para não pegar. A couve vai rápidamente murchar e vai criando o seu próprio molho. Juntar o chouriço (opcional, eu ponho, porque é pelo piolho que reclama sempre se não estiver presente) e deixar saltear um pouco! Ir regando com a água de cozedura do grão e juntar mais um pouco de azeite. Deixar cozinhar mais alguns minutos e finalmente juntar o grão a gosto, com a respectiva água de cozedura. Deixar apurar mais algum tempo e juntar o macarrão (ou, outro) a gosto para a quantidade pretendida. (Esse tipo de quantidades são sempre pessoais).
Este prato não tem qualquer refogado, portanto é quase light, a não ser pelo azeite. Mas para quem tem problemas digestivos que é o meu caso, até se torna uma refeição leve. (Aah! E sem o pernil...Hehehe!)




















11 comentários:

Duxa disse...

Bom dia por aí:)
Que prato tão reconfortante nestes dias de tanto frio, imagino e invejo o gosto dessas tuas couves, eh,eh...adorei a sugestão, é o que sabe bem.
Beijinhos e bom fim de semana.

Doce Final Feliz disse...

ola Irene,
amo estes pratos tipicos de lavrador.. faz lembrar os tempos de infância!!
bjus
Cila

Alice disse...

Que belo pratinho tão cheio de conforto a fazer lembrar um belo rancho! Adoro essas comidinhas, bem regionais e portuguesas:)
Beijinhos:)

Josy disse...

Que refeição deliciosa querida Irene, bem rica de ingredientes e certamente muito saborosa, é bem ao meu gosto. Gostei demais.Bjos ótimo final de semana :o)

mariana/receitas para a felicidade disse...

Com este friozinho que se faz sentir estas comidinhas ainda sabem melhor hummmm, estou aqui cheia de água na boca Irene

beijinhos linda e tem um excelente fim de semana!

Papinha Doce disse...

Olá Irene,

já não passava por cá à um tempinho, é que eu programo as receitas para 15 dias por exemplo e só quando tenho uma folguinha é que passo pelos blogs amigos, mas já vi que tens coisas deliciosas.

Beijinho e Bom fim de semana

Sofia.Lopez disse...

Nham nham mas que refeição tão reconfortante e bem caseirinha! Maravilha, maravilha!
Eu gosto muito de couve, de todas elas :) e assim com grão, massa e carne fica tão bom!! Venham mais sugestões assim ;)
Beijinho e bom fim de semana!

Fimère disse...

une assiette appétissante et riche en saveurs, j'aime beaucoup
bonne soirée

As Receitas da Selene disse...

Este pote está sempre cheio de comidinha da boa!
Beijinho e um fim-de-semana muito feliz.

claudia disse...

hummm este pernil parece-me delicioso, com este frio sabe mesmo bem um pratinho assim :)

Beijinhos e bom fim de semana

Ginja disse...

Um pratinho bem reconfortante para os dias frios. Cheio de conforto e couvinhas com fartura, bem saudável. Lembrei-me do rancho que tanto gosto ao olhar para as fotos.
Um beijinho.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...