sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Doce de morango com chocolate




Mais um docinho que já anda a fervilhar há algum tempo.... A sugestão foi-me dada por uma das minhas irmãs que no mês de Outubro, ficou hospedada numa albergaria em França, e ao pequeno almoço, serviram este doce.....A minha mana tentou saber a receita mas foi em vão......Os senhores não deram.!
Sendo ela também uma fazedora de doces, achou que a receita seria esta.
Pesquisando acabei por confirmar....Podemos juntar chocolate a qualquer fruta desde que se doseie correctamente os ingredientes.
Isto é, que se tenha em conta que o chocolate torná-lo-à mais doce....Há que baixar no açucar e não exagerar na quantidade do chocolate senão acabará por ficar meloso!!!
A receita original era com framboesas, framboesa/chocolate, mas como não me apeteceu estar a retirar as grainhas às framboesas, senão aqui em casa todos reclamam.........Optei por morangos que já estão tão cheirosos.....E não me arrependi! O resultado foi excelente! Todos aprovaram, até os vizinhos!!!!Hehehe
E, sem me aperceber o chocolate em questão tinha uns pedaços de sementes de cacau...Que lhe dão um crocante absolutamente maravilhoso..........Deliciem-se

O chocolate adquiri-o no Intermarché e é da marca Ivória.


Receita:

1 kg de morangos
675 gr de açucar
Sumo de 1 limão
90 gr de chocolate preto c/ 72% de cacau

Colocar os morangos, o açucar e o sumo de limão numa panela e deixar fervilhar até estar na consistência desejada. Quando o doce estiver pronto partir o chocolate em pedaços e juntar ao doce.
Mexer até estar completamente absorvido pelo doce e retirar.
Enfrascar logo de seguida.


Nota: Esta receita de doce de morango, é minha....Apenas pesquisei a quantidade de chocolate a juntar que  corresponde a 100 gr. Eu optei por colocar só 90 gr, porque prefiro que fique um pouco mais amarguinho.
No entanto, cada qual saberá com certeza a quantidade ideal para juntar....Não muita para não se tornar só doce de chocolate............


























Não resisti a deixar o meu "pequeno Chef"... Momentos antes de ir para o desfile da Escola.....Hehehe!







18 comentários:

As Receitas da Selene disse...

O chefe é lindo... parabens.

Morango e chocolate? Este pote deixa-me sempte a salivar... já estou a imaginar o doce numa torrada quentinha... hummm...

Bom fim-de-semana
Beijinhos

Alice disse...

Irene, que delicioso esse doce, deve ser uma maravilha a barrar um belo croissant!!! A cor e a textura estão divinais, imagino o aroma e o sabor do chocolate em contraste com os morangos! Adorei!
E o teu pequeno chef ficou todo bonitão!:D
Beijinhos e bom fim de semana:)

Formiguinha disse...

Olá Irene:)

Que combinação gulosa. Deve ser uma delícia:) Como em breve vou fazer doce de morango talvez experimente.
De aspecto e textura está fantástico.

Parabéns para o teu belo Chef:)

Bom fim-de-semana!
Bom Carnaval:)

Beijinhos

Luisa Alexandra ♥ disse...

Um doce bem interessante!
E um disfarce de Carnaval muito apropriado, só lhe falta um frasquinho de doce na mão!

Natércia a Cozinheira. disse...

Irene, o teu doce ficou fantástico...o teu chefe é muito lindo...um beijinho para os dois:))

Doce Final Feliz disse...

nhum, nhum.. fiquei cheia de água na boca:)
mas que chef tão janotinha:)
bjus
Cila

Felismina disse...

Os meus parabéns ao chefe, que lindo!

Eu nunca tinha ouvido falar deste doce...que me parece ser uma verdadeira delicia!

Bjs.

Maísa disse...

Irene, deixa esse doce escorrer mais um pouquinho...quem sabe chega aqui no meu teclado?rsrs
Delícia menina!!E teu filhote uma graça...beijkas

Sofia.Lopez disse...

Que lindo "Big Chef" Irene :)

O doce está delicioso, foi mesmo uma bela combinação!! EU gostava de ser tua vizinha... ihihih assim também o provava! ;)
Beijinho e bom fim de semana

Ginja disse...

Irene, esse doce é super original! Nunca me lembraria de juntar o chocolate às compotas. Mas adorei que o tivesses feito com morangos, deve ser uma maravilha de sabor. De textura está perfeito. Hum, já me imagino sentada à lareira a degustar um pão doce com este docinho :)
Um beijinho e bom fim-de-semana.

Milena Andrade disse...

Irene, que fofura o seu chef, muito lindo! Adorei a sua receita é de dar água na boca, en?! Também gostei muito do seu blog, vou visitar mais vezes! Bom FDS, bjs.

Josy disse...

Irene querida achei fanstástico seu doce, como formiguinha que sou, adorei a receita ainda mais em se tratando de morango com chocolate uma combinação perfeita. Agora devo confessar que seu pequeno ganhou a cena amiga, que coisa mais fofa desse mundo, vestidinho de Chef de Cusine. Ele é muito lindo Irene, Deus o abençõe e parabéns pelo lindo filhote. Bjos ótimo final de semana

Cenourit@ disse...

Que pecado guloso... e que rica idéia me estás a dar :)
Mnham mnham mnham...

Beijocas***

Shapalmas disse...

Com uma combinação de ingredientes como essa e com um chef desse...só pode ter ficado delicioso...deu água na boca...

Beijinhos

Sharon
http://viramexeefaz.blogspot.com

Xana disse...

Original esse doce, parece-me uma delícia. Adorei a cor e a textura dele!!
O chefe é que é uma graça :)
beijoca

mariana/receitas para a felicidade disse...

Ó Irene que rico docinho tu nos trazes hoje o teu BIG CHEF lindo amiga e bem a propósito ele se mascarou hehehe, parabéns pelo filhote lindo e abençoado que Deus lhe dê sempre muita saude....Quanto ao outro doce FANTÁSTICO, levo a receita ok??


beijinhos minha amiga e obrigada pelas deliciosas partilhas!!

mariana/receitas para a felicidade disse...

Ó Irene que rico docinho tu nos trazes hoje o teu BIG CHEF lindo amiga e bem a propósito ele se mascarou hehehe, parabéns pelo filhote lindo e abençoado que Deus lhe dê sempre muita saude....Quanto ao outro doce FANTÁSTICO, levo a receita ok??


beijinhos minha amiga e obrigada pelas deliciosas partilhas!!

Fimère disse...

l'ajout du chocolat rend la confiture encore plus succulente
bonne journée

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...