segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

As minhas rabanadas...

 



Estas rabanadas fizeram parte da minha mesa de Natal....Não me foi possível postá-las antes devido a uma gripe severa, que me fez ficar de cama o resto do Natal e Ano Novo.
É uma daquelas coisas que por cá só se fazem só no Natal, até porque o pão com que são feitas, só é vendido no início de Dezembro até ao dia de Reis. Depois deixa de haver.
É um pão a que chamamos cacete, é considerávelmente grosso, muito diteitinho e sem ranhuras, para que forme fatias perfeitas. Segundo os padeiros, é feito de uma massa especial e simples que só fabricam nesta época.
Pessoalmente também nunca experimentei  fazê-las com outro tipo de pão, mas julgo que o resultado não seria o mesmo.
As rabanadas aqui na aldeia onde vivo, tal como outros pratos, são confeccionados de várias maneiras, ou melhor, cada pessoa tem a sua própria receita, com mais isto ou menos aquilo! Esta receita pertencia a minha mãe...



Receita:

Para molhar as fatias:
6 ovos
4 cl de sopa de açucar
1,5dl de água

Para fritar:

óleo q.b.

Esta receita é para um cacete.
Cortar o pão em fatias mais ou menos grossas. Bater os ovos em omelete com o açucar e no fim juntar-lhe a água. Molhar bem as fatias neste preparado e colocá-las num tabuleiro grande onde possam estar direitinhas sem se sobrepor. De vez em quando ter o cuidado de as virar para que fiquem uniformemente húmidas.
Esta operação pode ser feita uma hora antes par ganhar tempo e permite fazer outra coisa entretanto.
Colocar um frigideira grande ao lume com óleo q.b. para que se possam fritar ligeiramente as fatias de um lado e de outro. Ao mesmo tempo colocar uma segunda frigideira com cerca de 6 dl de vinho do porto, 6 dl de água , 1 pau de canela, 2cl de sopa de canela em pó e cerca de 250 gr de açucar.
Levar esta calda a ferver e logo que as fatias estejam fritas, mergulhá-las nesta calda fervente e deixá-las "fritar" mais um pouco de ambos os lados.
Colocá-las num prato de serviço e se quiserem, regar as rabanadas com a calda que ficar na frigideira.


 
















8 comentários:

paty disse...

Que rabanadas deliciosas Irene, já provava uma :))
Espero que estejas melhor e boa semana!!
Beijinhos

Josy disse...

Olá Irene querida,acabei de responder ao seu email. Menina que delicia de rabanadas, ficaram bem apetitosas a julgar pelas fotos. Adoro rabanadas, eu acho que Natal sem rabanadas não é Natal, e rabanadas aqui em casa o pessoal gosta o ano inteiro kkkk. Ficaram lindas as suas, gostei muito. Aquela omelete abaixo está de se comer de joelhos e pedir por mais hem amiguita. Adorei. Bjocas ótima semana pra ti

Maísa disse...

Lindas e deliciosas rabanadas... ficaram showwww!beijkas

mariana/receitas para a felicidade disse...

Olá querida amiga, espero sinceramente que já estejas bem e de volta com as tuas deliciosas receitas. As rabanadas ficaram fantásticas tal como tudo o que fazes,

beijinhos e tudo de bom!!

Ana disse...

O meu marido adora rabanadas! Estão muito apetitosas.

Beijinhos

Xana disse...

Ai k lindas :)... o meu maridão e a minha filha adoram, se eles vêm ainda me fazem ir pra cozinha.. lol
beijinhos

Ilda Pinho disse...

Adoro rabanadas, esta ficaram lindas e deliciosas!
Beijos.

Josy disse...

Querida Irene vim agradecer as palavras carinhosas que deixou no dia do meu aniversario. Voce é muito querida, muito obrigada. Bjos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...