segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tarte de laranja e limão

O paladar desta tarte é algo surpreendente!A mistura do sabor da laranja a contrastar com  o sabor do limão....É qualquer coisa!....Deixo-vos descobrir.......


Mais uma receita que faz parte do meu baúzito.....Já tem alguns aninhos mas só agora tive coragem de pegar nela! Seguindo a receita, as doses que descrevem para o merengue são insuficientes e acabou para não cobrir totalmente a tarte. De qualquer forma, perdoa-se este pequeno lapso pelo bom sabor...Pois é fantástico, principalmente para os apreciadores de citrinos!


Receita:

1 base de massa quebrada
3 ovos
1 limão
1 laranja
60 gr de manteiga
120 gr de açucar em pó 


Forrar uma tarteira com a massa quebrada, picar o fundo com a ajuda de um garfo e levar ao forno a cozer um pouco até estar com aspecto douradinho.
Lavar os citrinos, aproveitando a raspa e o sumo de cada um separadamente.
Levar a cozer em banho maria o sumo, a raspa do limão metade de um ovo batido, a gema de outro,
60 gr de açucar e 30 gr de manteiga. (processo muito parecido com o curd). Mexer sem parar com uma colher de pau, durante cerca de 20min ou até que o creme fique espesso.
Repita a operação com a raspa e o sumo de laranja, a outra metade do ovo batido, da gema, da manteiga e do açucar.
Bater as claras em castelo com uma pitada de sal.
Rechear a tarte às colheradas alternando os cremes. Espalhar o merengue em cima e levar ao forno alguns instantes para gratinar.










































9 comentários:

Bego (samira) disse...

Qué bocado mas delicioso.

Los citricos en tarta me gustan mucho asi que éste es mi postre ;))

Buen dia, un besito.

Felismina disse...

Deve ser bem boa!

Bjs.

Duxa disse...

Bom dia Irene!
Que tarte tão tentadora, esse recheio de citrinos deveria estar formidável, imagino.
Beijinhos querida e boa semana.

receitas para a felicidade disse...

Que delicia querida Irene, está uma tarte bem gulosa minha amiga

beijokas!!

Josy disse...

Eu com certeza vou adorar essa tarte Irene, pois sou apaixonada por doces e bolos a base de laranja ou limão. Ficou linda e sem dúvida nenhuma deliciosa. Bjos querida ótima semana

kika disse...

Estou a babar... tenho que provar! bjks

Alvaro disse...

Irene,boa noite.
Rua Campina da Taborda, 645
São Paulo, SP, Brasil.
Este é o meu endereço. Pode enviar um pedaço dessa torta que ficarei grato. Pode ser pela TAM ou pela TAP isso é que não importa !!!
Bjs

Ilda Pinho disse...

Essa tarte é mesmo ao meu gosto, tenho de exprimentar! Bjs :)

Xana disse...

Bastou o nome pra me deixar de orelhas arrebitadas, depois o merengue...ui :)
Linda mesmo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...