segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Arroz de Congro

Tudo o que passa pela rotina, um dia ou outro torna-se desagradável...Desde que começei a minha fisioterapia, passo a maior parte da manhã fora de casa .
Não tenho tido muito tempo para cozinhar....É sempre a correr de um lado para o outro e acaba por me sobrar pouco tempo para cozinhar. Ora como toda a gente, acabo por fazer uma coisita rápida ou então se opto por cozinhar, acabo por practicamente juntar o almoço ao lanche!!!
Assim torna-se complicado! Á noite opto invariávelmente por um prato de sopa.....
Sendo assim, no sábado decidindo que queria comer peixe, mas não me apetecia o habitual( grelhado/cozido) resolvi fazer com o dito este arrozinho que me soube pela vida!


Claro que não obedeci a qualquer receita, foi a olho e a vontade de comer algo que me satisfizesse!

                                                Usei:

                                         2 postas de congro
                                         1/2 embalagem de miolo de camarão

                                                Fiz assim:

Cozi o peixe em água fervente com um caldo de legumes e alguma pimenta mista
Quando o peixe estava quase cozido retirei e reservei a àgua da cozedura.
Fiz um refogado ligeiro com uma cebola média, dois dentes de alho, uma folha de louro e azeite q.b.
Juntei 5 tomates médios sem pele e com poucas sementes, juntei o miolo de camarão e o sal grosso e deixei cozinhar até o tomate estar quase desfeito. Refresquei com cerca de 1 dl de vinho branco e deixei evaporar.
Aos poucos, fui juntando a água da cozedura do peixe (préviamente coada) até obter uma calda suficiente para o arroz pretendido e um arroz malandrinho.
Aqui não posso precisar quantidades porque depende da medida de cada tacho e de cada um.
Quando o arroz estava quase cozido, juntei o congro  partido grosseiramente para que tomasse um pouco o sabor do arroz e vice-versa.
Depois de pronto polvilhei com coentros secos (não tinha outros à mão)...
Resultado.........Soube muito bem!
Até fiquei pronta para mais uma semana de fisioterapia!!!!Hehehe....
                                                    























6 comentários:

Duxa disse...

Bom dia Irene, o teu arrozinho despertou-me os sentidos:)))
Sabes que nunca provei congro???
Continuação das tuas melhoras, um beijinho e boa semana.

Ilda Pinho disse...

Gosto muito de congro, mas nunca comi com arroz faço sempre estufado com ervilhas. Mas o teu arroz ficou com aspecto muito apetitoso. As tuas melhoras, bjs.

Margarida disse...

Irene olha só que delicia de arrozinho de congro e ainda por cima malandrino!!!! adorei querida... continuaçao de rapidas melhoras!!!

Beijocas

paula MARIANA disse...

Que belo arrozinho querida Irene. Conheci o congro pelas ricas mãozinhas da minha sogra querida pois em Trás-os-Montes e pelo Natal come-se muito esse peixe junto com o bacalhau. Confesso que não ficou dos meus favoritos mas esse arrozinho uiii, estava capaz de comer agorinha mesmo hehhe

beijinhos e tem uma boa semana e que tudo esteja bem contigo minha amiga!!

Felismina disse...

Irene que maravilha de arroz!

Bjs.

Josy disse...

Não conheço esse peixe amiga, mas só o fato de ter peixe, e a julgar pelas fotos, esse prato ficou fantástico. Adorei...bjocas...linda semana

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...