quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Alhada de nabiças com batatas



A receita de hoje, para mim, tem um significado muito especial...... Mesmo à pote, ou seja tudo o que eu considere "à pote", faz parte da minha infância....Uma infância muito feliz onde tudo o que é cozinhado pelas nossas mães deixa assim....Este gostinho a nostalgia....
 Coloca-me em outros tempos...Tempos em que nesta mesma casa, havia muita gente à mesa na refeições, havia as gargalhadas e travessuras do meu pai.....Contra a rabugice da minha mãe!!!
Verdadeiros tesouros que guardo no meu coração e que de certa forma, ao refazer estes pratos e até ao postá-los, é um reviver do passado e uma espécie de homenagem que faço aos meus queridos pais...Pois simbolizam toda a harmonia e toda a felicidade que vivemos juntos.... 
 Hoje infelizmente...já nada disso existe...e eles já não fazem parte deste mundo.....






Fiz assim......

Arranjei as nabiças (um grande molho, porque depois de cozidas, ficam em nada).
Coloquei as batatas a cozer numa panela grande. 
Após a fervura das batatas esperei cerca de 10 a 15 min. e coloquei as nabiças a cozer junto com as batatas.
Depois das batatas/nabiças cozidas, colocar num escorredor para que fiquem bem escorridas.
Num tacho com cerca de 1 dl de azeite e 1 dente de alho picado, saltear a mistura  "batatas/nabiças".
Quem gostar voltar a juntar mais um pouco de azeite antes de servir, pois esta "mistura absorve bastante!!!
O acompanhamento é vasto! No meu caso servi com entrecosto grelhado na brasa!
Espero que gostem.....







9 comentários:

Ilda Pinho disse...

Gostei muito deste prato!
Bjs...

Josy disse...

Irene querida, esse seu prato me recordou minha infância também, minha mãe era iugoslava e fazia muito pratinhos assim, era uma delicia banhado com azeite, nossa era muito bom. São recordações como estas que torna o prato muito melhor não é? Infelizmente eles não estão mais conosco, mas guardamos lindas lembranças pra sempre. Lindo seu prato...bjokas

Catarina - ReceitaseSaboresdoMundo disse...

Irene,
Um prato muito saboroso e saudavel... Gostei muito da receitinha : )

Beijinho!

paula MARIANA disse...

Adoro estas comidinhas querida Irene, sabem tão bem e ficamos sempre tão reconfortadas verdade?

Obrigada pela lembrança pois já à muito que não faço

beijinhos e tem um excelente fim de semana!!

Andréa disse...

OLÁ IRENE!
RECEITA NOTA 1000,E COM GOSTINHO DE INFÂNCIA MELHOR AINDA!
ADOREI A SUGESTÃO!

BEIJÃO E ÓTIMO FIM DE SEMANA!

Duxa disse...

Olá Irene, fiquei emocionada com o teu post, é uma bonita homenagem que fizeste aos teus pais.
Entendo-te muitissimo bem, também eu, vivo essa mágoa...
Gostei da tua alhada, não conhecia a receita.
Um grande beijinho e um bom fim de semana.

Sandra Batista disse...

Gosto tanto disto..ficou maravilhoso!
Beijinhos

Simples Assim disse...

Oi Irene,
Uma delícia seu prato.Vou fazer.
Bj,
Lylia

Alvaro disse...

Bom dia Irene.

Achei muito apetitoso o seu " alhada de nabiças com batatas". Tive que ir ao Google para descobrir o que são nabiças. Eu jamais experimentei nabiças. Quando ví a foto achei que eram brocolis. Vou experimentar.
abraço

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...