segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Doce de Limão




O pequeno almoço para mim, é fundamental! É o melhor momento do dia.......É a refeição, onde me permito comer tudo a que tenho direito! Principalmente pão!!! Que é meu maior inimigo! (Hehe..)! Por isso capricho praticamente todos os dias. Quando a temperatura está amena, no Verão, ou quando o meu marido está por casa faço questão de tomá-lo no jardim.....Umas vezes mais ao sol, outras, mais à sombra.....O que não faltam em minha casa, são mesas em cada canto.....Seja dentro ou fora de casa! Então resta-nos arranjar umas bases para as respectivas cadeiras para não sujeitarmos os rabiosques a choques térmicos e lá vamos nós de tabuleirinho na mão, recheado de tudo o que nos é necessário para o nosso primeiro festim do dia...Hehehe!!! Para mim é asbolutamente imprescindível, umas lindas taças, uns individuais bem coloridos assim como manteiga (dos açores) que acho fantástica e cafézinho de mistura......Ah pois! Senão não tomo! Perdoem-me se vos pareço um pouquinho presunçosa, mas não gosto de café instantâneo!!!....Para mim, café, tem que ser café! É o único café do dia que tomo, por isso tem que ser café de qualidade!!! Não esquecer o suminho de laranja que já é um habituado da minha mesa practimente desde a minha infância.....Aaahh e finalmente os docinhooos.......Os meus docinhos....Que já são tantos, mas tantos.....Que tenho medo de não os conseguir postá-los todos!....E são boooooons!!!!! Um verdadeiro pecado!  Há tempos a minha médica de família, no resultados às minhas análises ao sangue perguntou-me o que eu comia para ter um colesterol de defesa tão alto? "Bem, disse eu, só se for pelos meus pequenos almoços completos e pelo peixinho que como dia sim dia não!".....Por isso Acho que estou no bom caminho.....Hehehe! 
Sou uma pessoa muito discreta e solitária e a minha noção de felicidade, talvez não seja igual ao comum das pessoas, para mim felicidade está nestas coisinhas pequenas que partilho com o meu marido e com o meu filho.....Que não trocaria por nada deste mundo!.......



Receita:

1 kg de polpa de limão
1 kg de açucar


Retirar umas casquinhas dos limões e reservar. Picar o resto das cascas dos limões para que o sumo dos saía mais facilmente na cozedura.
Cortar uma rodela no talo, por os limões numa panela e cobrir com água deixando cozinhar cerca de hora e meia.
Quando estiver quente, escorrer e colocar água limpa. Repetir a operação, até a água quando provada, já nem esteja azeda nem amarga, cerca de 4 a 5 vezes, dependendo da quantidade de limões.
Escorrer a água, deixar arrefecer os limões e com muito cuidado retirar toda a polpa sem tocar na casca.
Faz-se então a calda, levando ao lume o açucar com dois copos de água, deixando ferver até a calda cair em gotas. Juntar a polpa retirada dos limões e deixar ferver durante 25 a 30 min. Não mais.
Quem gostar juntar as casquinhas que se reservaram no início, cortando-as em tirinhas muito fininhas e levando-as ao lume com água durante 15 min. Retirar deixar escorrer e juntar ao doce. Depois é só enfrascar.

Experimentem.......É fabuloso!















17 comentários:

paula MARIANA disse...

Que bom ler o teu relato e imaginar tu a deliciares-te com o pequeno almoço no jardim e que pequeno almoço amiga hummm bem completo e cheio de coisas boas. Também é a minha refeição preferida e não dispenso o bom do café (feito na minha máquina) com o leitinho, as tostas e as compotas. Vou levar a receita de mais esta compota...

Beijinhos e tem uma excelente semana!!

Ilda Pinho disse...

Adoro receitas de limão,mas nunca provei em compota,mas vou fazer.
Beijos.

Felismina disse...

Provei docinho de limão numa feirinha e gostei muito, tem um sabor bem acentuado...
O teu parece-me delicioso!

Bjs.

Tixa disse...

Deve ser mesmo bom, nunca fiz mas vou fazer certamente.
Beijinhos e obrigada

Luísa Alexandra disse...

Que cor magnífica tem o teu doce!

Formiguinha disse...

Quem me dera a mim tomar o pequeno almoço no jardim. Que sorte a tua!

Mas tomo todos os dias juntamente com o marido e o filho na cozinha.:)

Aproveita bem porque são estes momentos que completam a nossa felicidade.

Boa semana!
Beijinhos da Formiguinha

Graça disse...

Também costumo fazer doce de limão quando há abundância do fruto cá em casa. Vou experimentar esta receita que é diferente da minha.

Ana disse...

Deve ter ficado bem bom nesse pãozinho!:)

Beijinhos

Ana disse...

Deve ter ficado bem bom nesse pãozinho!:)

Beijinhos

Fla disse...

Nossa deve ficar muito gostoso!
Adorei.
Bjs

Xana disse...

Sou como tu, adoro o pequeno almoço... E como adoro limão, só pode ter ficado maravilhoso este doce
beijinhos

Anónimo disse...

Irene, eu ha uns anos comi um doce de limão e adorei, sinceramente nunca esqueci aquele doce, pois achava incrivel fazer doce com um fruto como olimão, o tal doce era verde (acredito que tenha a ver com a cor da casca)quando vi a sua receita fiquei com vontade de fazer, mas ha um promenor que eu não entendi, vc vai "cozendo" as parte ocas do limão até perder o amargo e depois o que faz com elas? pelo que percebi vc utiliza é a polpa para o doce não é? Desde ja obrigada dalilanobrega@gmail.com

Anónimo disse...

meu marido e eu estivemos mal dispostos três dias depois de experimentar esta «delicia». Vou recomendar esta compota a minhas inimigas. beijinhos

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
lianealmeida disse...

Boa tarde,
fiquei ambicionada com a sua receita e gostaria de a exprimentar mas nao entendi bem o inicio...
O que quer dizer com "Cortar uma rodela no talo"? Eo limoes metem-se inteiros, moidos, com ou sem casca?
Obrigada

Pilar disse...

Gostaria de fazer um comentário sobre a "anonima" q se deu ao trabalho de vir aqui no Blog da Irene q tão gentilmente se dispõe a dividir suas receitas e ainda tem q aturar uma "Fulana Anonima" a dizer q ela e o marido ficaram indispostos. Ora faça-me o favor Dona "Anonima", p/mim vc é uma burra q ñ sabe seguir a receita e por isso se esconde no anonimato, q culpa o doce de limão tem c/sua "indisposição"??
Além de COVARDE e burra, vc deve ser é INIMIGA da cozinha, pq ñ sabe seguir uma simples receita.
FAZ UMA COISA...vai no supermercado e compra pronto, assim na tua proxima "indisposição" vc reclama p/o papa.


Irene minha querida... ñ se deixe abater por comentários maldosos, pessoas ignorantes como essas se multiplicam aos montes....infelizmente usam o anonimato p/atacar as pessoas de bem. Essa já mostrou o qto é burra, grosseira e desinformada.
Continue na postagem de suas receitas....muito sucesso p/vc!!! bjsss

Pilar disse...

Gostaria de fazer um comentário sobre a "anonima" q se deu ao trabalho de vir aqui no Blog da Irene q tão gentilmente se dispõe a dividir suas receitas e ainda tem q aturar uma "Fulana Anonima" a dizer q ela e o marido ficaram indispostos. Ora faça-me o favor Dona "Anonima", p/mim vc é uma burra q ñ sabe seguir a receita e por isso se esconde no anonimato, q culpa o doce de limão tem c/sua "indisposição"??
Além de COVARDE e burra, vc deve ser é INIMIGA da cozinha, pq ñ sabe seguir uma simples receita.
FAZ UMA COISA...vai no supermercado e compra pronto, assim na tua proxima "indisposição" vc reclama p/o papa.


Irene minha querida... ñ se deixe abater por comentários maldosos, pessoas ignorantes como essas se multiplicam aos montes....infelizmente usam o anonimato p/atacar as pessoas de bem. Essa já mostrou o qto é burra, grosseira e desinformada.
Continue na postagem de suas receitas....muito sucesso p/vc!!! bjsss

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...