quarta-feira, 1 de junho de 2011

Favas com entrecosto

Começou a saga dos legumes!
Cá na aldeia, já abundam os primeiros deste ano!
Após as saladas de alface, e algumas tímidas cebolas, é a vez das favas....Tenho tantas que nem sei o que lhes fazer.....Vou também distribuíndo por amigas minhas que não têm a mesma sorte que eu...e levando em conta que são legumes frescos, saudáveis víndos directamente da horta e sem pesticidas!!! Portanto é o ideal....
Em relação a estas dei-lhe um destino que cá em casa o marido e o Adriano adoram.....Favas salteadas em azeite....


Passo a explicar:


Favas q.b. (cerca de 1 kg)
2 dl de azeite
3 dentes de alho
1 folha de louro
1 salpicão caseiro (da vizinha) ou e linguíça
1 tira de bacon fumado
1 entrecosto
sal q.b.
Têmperos a gosto


Levar os alhos a aquecer um pouco no azeite. Juntar o salpicão o bacon, a folha de louro e deixar saltear um pouco. Adicionar as favas, e temperar a gosto (no meu caso, pimenta do moínho só!)  Porque gosto do sabor genuíno das favas).  Dar uma boa mexidela para que tudo fique mais ou menos bem distribuído. Não voltar a meter a colher de pau . Porque sendo elas muito tenras nesta altura, o resultado seria um amasso de favas! Em vez disso de vez em quando, sacudir o tacho. Só! E até ao final da cozedura.
Entretanto num tacho à parte com cerca de 2 dl de azeite, saltear o entrecosto previamente partido e aí sim temperar a gosto! Deixar corar. Depois de salteado rejeitar a gordura, e juntar às favas que já devem estar no ponto.
Servir com arroz branco.










8 comentários:

paty disse...

Irene adoro favas, e as tuas devem estar uma maravilha com favas fresquinhas deve ser do melhor, só lhe falta o ovinho escalfado :))
Beijinho

paty disse...

Ahh e os coentros, que ponho sempre bastante:))beijinho

SarinhaT - No Conforto da Minha Cozinha... disse...

Adoro favas... ui. Bjs

Papinha Doce disse...

Sei bem o que isso é, a minha mãe invade-me com legumes de todo o tipo.

Beijos
Maria José

Josy disse...

Irene, tbém gosto muito de favas, com costelinha então que delicia!! Adorei seu pratinho...bjocas lindo dia prá vc

Maísa disse...

Delicioso prato...adorei!beijkas

Sandra Reis disse...

Irene minha querida

Vou levar a receita para fazer para o maridão. Ele adora entrecote.

beijocas

Susana disse...

Olá Irene,
vim agradecer o comentário que fizeste no meu blog e aproveitei para espreitar o teu. Gostei das tuas comidas e essas favas parecem ser bem saborosas. Cá em casa gostamos muito delas é guisadas com ovos escalfado, o prato favorito do marido.

beijinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...