domingo, 12 de junho de 2011

Bolo com framboesas



Acreditam que estou pelos menos a tentar converter os meus rapazes à docaria??!!!
Com a emoção do Santo António....A coisa lá se deu!!!!
Devagarinho........Mas já estou a conseguir alguma coisinha......Em contrapartida a vinhança continua a consumir 65% da dita!!!!
Com mais uma oferta de framboesas fresquíssimas, além de compotas e simplesmente ao natural, ainda tinham sobrado bastantes então resolvi fazer um bolinho de framboesas!
Que se note que eu não sou perita em fazer destes bolicórios(à moda da nossa Tuquinha), mas até nem ficou muito mal....Pelo menos de sabor.....Até se comia........
E isto tudo em nome da boa saúde e dieta mediterrânica!!!! Hehehe.... 








Fiquem com a receita: 

Bolo
 4 ovos
125gr de açucar
125gr de farinha

Creme de manteiga
0,5l de leite
200gr de açucar
essencia de baunilha q.b
1 ovo inteiro + 2 gemas
80 gr de farinha
300 gr de manteiga

Xarope
150 ge de framboesas
50gr de açucar em pó
1,5 dl de água
0,5 dl de licor de framboesa ou a gosto

Decoração
Framboesas
açucar em pó


Começar por fazer o creme de manteiga; Num tacho levar o leite a ferver em lume brando com parte do açucar. À parte, juntar os ovos e as gemas com o resto do açucar mexendo com uma vara de arames. Juntar a farinha peneirada aos poucos, batendo muito bem para evitar grumos. Logo que o leite tenha fervido deitar em cima desta mistura continuando a mexer. Levar então a  mistura obtida, novamente a lume brando e quando começar a ferver contar 1 minuto e retirar do lume. Deitar em seguida 1/3 da manteiga em pedaços e mexer bem até estar derretida. Deitar o creme numa tigela cobrir com film e folha de alumínio e deixar arrefecer à temperatura ambiente.
Quando estiver já frio, juntar o restante da manteiga e mexer com uma vara de arames até absorver a manteiga e em seguida com a batedeira, 5 a 10 min, para ficar bem fofa!



Para o bolo, bater os ovos com o açucar (como no pão-de-ló) até ficarem "extra-fofos". Finalmente adicionar a farinha delicadamente. Levar a cozer em forno médio-baixo numa forma redonda, ou se possível em duas formas do mesmo tamanho, afim que as bases fiquem simétricas.



Para o xarope, no liquidificador bater as framboesas com o açucar até ficar desfeitinho. Em seguida coar esse líquido (facultativo), e juntar o licor.



Quando estes passos estiverem completos, pegar nas 2 bases de bolo, (se for um só, tem de ser dividido a meio o mais simétricamente possível) e embebê-las muito bem com o xarope. Primeiramente colocar uma das bases já no prato de servir e embebê-la com o xarope. Deitar uma camada de creme de manteiga e pôr uma camada de framboesas (facultativo, eu pus!). Colocar a 2ª base e voltar a embeber. Colocar o resto do creme de manteiga e decorar com as framboesas.
Claro que a decoração final fica ao critério de cada um. (como tinha framboesas de sobra, enchi o cima do bolo com elas e borrifei com muuuuito açucar em pó...(baunilhado!!!!Hehehe)
























Aceitam uma fatia???

8 comentários:

SarinhaT - No Conforto da Minha Cozinha... disse...

Claro que aceito uma fatia, já ontem era tarde. hehe. Ficou mesmo divino. Beijinhos

Josy disse...

Irene ficou maravilhoso seu bolo, essas framboesas fresquinhas me deram água na boca, aqui é dificil encontrar framboesas e eu amo as ditas. Voce disse dos bolos da Tuquinha, mas o seu ficou tão lindo quanto. Amei. Me tira uma duvida, no creme de manteiga vai 1/3 do que de xícara? não entendi amiga desculpa...bjos. Parabéns pelo belo bolo

Luísa Alexandra disse...

Adoro framboesas, que delícia!

Felismina disse...

O aspecto está verdadeiramente delicioso...

Bjs.

menina limão disse...

Olá querida, tudo bem?
Adorei seu blog, parabéns!!!
Nossa esse bolo é maldade, nossa estou com água na boca, parece ser delicioso!!!
Estou te seguindo, e gostaria que vc conhecesse e seguisse o meu.
Quero de te convidar a conhecer meu blog e minha personagem cômica,
conhecer meus vídeos, são vários, esse é um o mais recente.
Fica com Deus e bom final de semana.
Feliz dia dos namorados!!!
Divirta-se!!! bjs
www.meninalimaoem.blogspot.com

Xana disse...

Que lindo :)... Adorei a foto que se vê o interior, k tentação..
beijoca

argas disse...

Que delícia e tão bonito!

Tuquinha disse...

Irene querida....não percebo os teus pimpolhos!!!! então não gostam de um bolicório desses????? eu punha-os de castigo e já....é que enquanto eles de castigo eu estou sentada e prontinha a deliciar-me com uma fatia dessa tua tentação...será que dá?
Beijocas e boa semana

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...