sexta-feira, 6 de maio de 2011

Tiramisú



Hoje trago-vos aqui este Tiramisú, que como todos você sabem é uma sobremesa de origem italiana...

Muito francamente vou vos dizer uma coisa:
Tenho visto por aí várias receitas com o dito
e para espanto meu, vejo que as pessoas teimam em juntar natas ao mascarpone!!!????.

Peço imensa desculpa de vos dizer isto mas as natas alteram completamente a textura do mascarpone! Que por si mesma é uma textura fofa e esponjosa. Ora adicionando-lhe as natas, fica completamente alterada! Para não falar que o verdadeiro sabor do Tiramisú ficará alterado com certeza!
Já tive o privilégio de provar um Tiramisú italiano e garanto-vos que não tem natas!
Em relação à cobertura, costumo usar cacau puro! Ficando assim mais escurinho e amarguinho! Mas para desespero meu tive que ralar finamente chocolate branco e juntar ao cacau para que o meu filhote não reclame tanto e coma uma fatia...

Outra coisa também em relação ao mascarpone, é que já experimentei várias marcas, inclusivé marcas brancas e o resultado não é o mesmo! Por vezes alguns deles talham! Para mim o melhor mascarpone existente no mercado, é sem dúvida o da "Galbani".

Mas opiniões à parte, ficam aqui as minhas sugestões para quem quiser experimentar, claro!




Fica então a receita que tem muito blá blá blá, mas que é bem simplesinha..... 
500gr de mascarpone
5 ovos
3cl sopa de açucar
2 emb. de biscoitos champanhe
café bastante forte q. b.
cacau. q.b.
Marsala q.b.

Começa por se fazer café bem, mas mesmo bem forte. Junta-se-lhe uma colher bem cheia de açucar (não negociável, senão o Tiramisú tornar-se-há amargo depois.) e cerca de 2dl de Marsala. Mexe-se tudo muito bem até ficar totalmente dissolvido.
Batem-se as gemas com o açucar até ficarem em creme fofo. Junta-se o mascarpone envolvendo bem. Batem-se as claras em castelo e juntam-se ao creme de mascarpone, arejando a mistura com uma vara de arames até ver que se transforma num creme bem fofo.
Molham-se os biscoitos na mistura de café/alcool, (não demasiado)e vão se acamando num prato à escolha, com uma camada de creme de mascarpone em cima, procedendo desta maneira até acabar o creme. Por cima da camada final polvilhar generosamente com cacau em pó. (como disse, costumo usar puro, mas desta vez alterei com chocolate branco ralado à mistura.)
                                    


























2 comentários:

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

mas apesar de tudo o teu têm mesmo muito bom aspecto amiga...bjokinhass

paula MARIANA disse...

Tem um aspecto bem tentador Irene, devia estar uma delicia,

beijinhos!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...