domingo, 29 de maio de 2011

Tarte de queijo, compota de tomate e geleia de mangericão




As sobremesas cá em casa são uma raridade! À excepção dum bolinho seco que de vez em quando gosto de ter para o pequeno almoço, refeição essa que prezo muito....E faço questão de seguir à risca.....Pois é nela que eu dou as maiores "facadas alimentares" sem me sentir muito culpada, pois tenho o dia inteiro para queimar aquilo tudo!
 O meu filhote para meu desespero não aprecia muito a doçura...Gosta de comida a sério (diz ele)...Feijão, grão, favas, tripas e peixe é com ele! (eu sei! Não é normal!) Apesar disso este fim de semana resolvi aventurar-me numa sobremesa .....Decidi-me por esta tarte que achei ser mesmo ao estilo do pote, sendo ousada e claro ....muito agradável.......

Aqui fica a receita:



Para a massa:
200 gr de bolacha maria
125 gr de manteiga derretida

Para o creme de queijo:
300 gr de queijo Philadelphia
4 gemas
150 gr de açucar
2,5 dl de natas
3 folhas de gelatina

Para a cobertura:
doce de tomate
150 gr de açucar
2 dl de água
4 folhas de mangericão
1 folha de gelatina


Misturar a bolacha ralada com a manteiga, forrar uma tarteira de fundo móvel e levar ao congelador.
Bater as gemas em creme com o açucar. Juntar o queijo e misturar bem. Bater as natas até dobrarem de volume. Adicionar ao creme de queijo. Acrescentar a gelatina, já demolhada, espremida e dissolvida num pouco de água quente. Deitar no forma e levar ao frigorífico para prender.
Preparar a geleia de mangericão, levando o açucar e a água a ferver.  Colocar então no tacho as folhas de mangericão e deixar ferver mais três minutos.
Coar a calda e juntar a gelatina já demolhada e espremida. Deixar arrefecer. Espalhar na forma uma fina camada de doce de tomate e levar a tarte mais um pouco ao frigorífico. Finalmente deitar na forma a geleia de mangericão. e guardar novamente no frigorífico até á hora de servir.






































Nota: Esta sobremesa foi retirada do livro "Os doces do Manel" de Manuel Luís Goucha. 

4 comentários:

Josy disse...

Irene gosto muito de tartes e fiquei super curiosa com a sua, pois nunca vi por aqui doce de tomates, deve ser delicioso, ficou linda sua tarte, irresístivel. Um ótimo domingo

Doces Abobrinhas disse...

Nossa que aspecto maravilhoso! Nhac!
Uma linda semana
Bj
Ro
www.docesabobrinhas.com

Claudia Rumi disse...

Tambem como Josy, fiquei surpresa com o doce de tomate . E ai em Portugal voces tem a bolacha Maria da mesma maneira que aqui no Brasil. Sua pescada esta divina. Vi quem era o Pingo. Bonito nome.
Bj
Claudia

Xana disse...

hummm... gostei do aspecto :)
beijoca

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...