sábado, 28 de maio de 2011

Pescada à marinheiro


Há algum tempo a atrás, num casamento comi um prato muito saboroso, chamado " Pescada à marinheiro". Por mais que eu pedisse a receita, evidentemente.... Ninguém ma deu!
Já em casa, procurei exaustivamente em todos os meus "calhamaços culinários" (e são alguns!) e nada!
A dita, não constava em lado nenhum! Nem sequer no google! O tempo foi passando e eu não desiti de procurar esse delicioso manjar dum prato tão simples quão é a pescada, mas tão bem acompanhada que formava um prato muito agradável!
Cada vez que eu comprava uma revista eu procurava sempre a minha pescada! .....Hum hum hum...Pescada à isto.....Pescada aquilo.......E "Pescada à marinheiro" nem vê-la.
Há dias, vi num passatempo culinário na televisão, uma espécie de pescada gratinada com molho de maionese...Eis que se fez luz!!! Claro que não era a minha querida receita mas sem dúvida que houve algo que me despertou à atenção....O facto de ser pescada frita!
Então antes de passar aos finalmente, quero dizer-vos que recriei esta receita a olho, se houver alguma dúvida acerca dela por favor, digam.....

(para mim e para o meu filhote, mas almoço e jantar e contando com o Pingo e a Nina, sendo o Pingo, um aspirador! Hehehe)

Ingredientes:

4 postas de pescada médias
1 cebola grande
1 dente de alho
1 tomate maduro médio
1 punhado de ameijoa vietnamita (por cá é o que se pode arranjar!)
2 a 3 punhados de miolo de camarão
4 a 6 camarões cozidos
1 emb. de natas
Ketchup, puré e salsa q.b.

Logo pela manhã temperei a pescada (era uma pescada inteira fresquíssima que tinha comprado de véspera, num peixeiro que passou cá na aldeia, tinha uma textura muito macia....) com sal pimenta, a minha mistura de têmperos habitual (encontra-se à venda em qualquer hipermercado) e um pouco (mesmo pouco) de leite.
Deixei a marinar cerca 2 horas.
Comecei por fazer o puré com cerca de 600 a 700 de batatas que corto aos cubinhos (para cozerem mais depressa ) e pus a cozer em água temperada com sal.
Entretanto refoguei a cebola préviamente cortada em meias luas e o alho em 0,5dl de azeite até ficar transparente. Juntei o miolo de camarão e deixei refogar um pouco. Juntei o tomate cortado aos cubinhos, temperei com sal e deixei mais um pouco. Refresquei com umas gotas de vinho branco...
Alguns minutos depois juntei as natas e deixei engrossar um pouco o molho. Juntei as ameijoas. Mas o molho não tinha a cor que eu pretendia....Estava mais parecido com molho béchamel do que outra coisa, então lembrei-me do ketchup....Fui ao frigorífico e encontrei um pacotinho daqueles do Mac Donald´s e pumba lá para dentro!!! Aí sim, ficou com o tom rosadinho que eu tanto queria! Deixei envolver o ketchup e apaguei o fogão.
Escorri as postas de pescada, passei-as por farinha e levei-as a fritar em óleo quente até ficarem coradinhas.
Absorvi o excesso de gordura com papel absorvente e deixei arrefecer um pouco.
Voltei às minhas batatas que entretanto tinham cozido. Escorri-as. No mesmo tacho enquanto estavam fumegantes, juntei cerca de 50 gr de manteiga (se magra, tanto melhor) e tapei 5 min. Deitei cerca de 4 a 5 dl de leite gordo. (atenção, é preferível  ser adicionado aos poucos, até o puré estar na consistência desejada, senão corre-se o risco dele ficar muito águado.) Passei -lhe a varinha com um acessório próprio para puré, tipo passevite mini e misturei tudo bem misturadinho.
Depois de tudo pronto, numa assadeira, coloquei em toda à volta montinhos de puré feitos com uma colher. Em cada montinho, coloquei um pouquinho de maionese. No centro coloquei as postas de pescada, e reguei com alumas colheres do molho rosado e reservei o resto. Decorei com os camarões, salpiquei com salsa picada e levei ao forno a gratinar não muito cerca de 20min.
Et voilá!!!! Prontinho a comer!

Fcou um prato delicioso e com um certo requinte!


                                                       E recomenda-se!

.



                                                  Antes de ir ao forno














                                                         Já gratinado!

















6 comentários:

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

E ficou muito bem amiga...bjokinhas

paula MARIANA disse...

Olha só que belo pratinho de pescada e bem ao meu gosto pois aprecio todos esses ingredientes, também vou levar a receitinha hehehe,

beijinhos e bom fim de semana!!

Josy disse...

Irene que prato mais rico e delicioso, adorei, é uma sugestão ótima pra meu almoço no domingo. Pure de batatas com peixe já acho que combina por si só, e preparado dessa maneira, ficou com certeza delicioso. Muito bom... Vou levar a receita. Esses pacotinhos de catuchup do Mac Donald são ótimos não é? Tenho um vidro na geladeira com uns montinhos deles, quebram bem o galho na hora de colorir mais o prato... . . e rende muito pois até o Pinguinho entrou na dança rsrs..Amiga um ótimo final de semana pra vc

Geovana Fontanella disse...

Olá Irene, com o friozinho que faz aqui no sul, ver este fogo acesso ao abri sua pagina, ja aquece nosso coração, quanto ao cardápio, é meu preferido peixe com pure. Bom final de semana bjos

Luísa Alexandra disse...

Ficou bem apetitosa!

Rocio disse...

espero que não seja tão difícil de fazer, porque eu não sou bom na cozinha, mas sempre me ajudar um pouco as minhas filhas não receber nada rico. por esosiempree eu comer a restaurantes em moema

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...