terça-feira, 24 de maio de 2011

Bacalhau com natas


 


Hoje trago-vos um clássico....Bacalhau com natas, que se come muito cá por casa.....Não obedece a uma receita específica.
 foi-me dada de boca há um bom par de anos por uma amiga do Bombarral mas como a maneira de fazer e os ingredientes não me agradavam, transformei-a à minha maneira!
Durante alguns anos cuidei da minha mãe que após uma queda, ficou confinada a uma cadeira de rodas! Sendo ela uma mulher muito activa, definhava um pouco todos os dias e todos os dias era uma luta constante para que ela comesse alguma coisa....
O bacalhau com natas, era um dos pratos que eu não precisava de insistir muito com ela, pouco, mas ela  comia...(oque era raríssimo)
 Portanto aqui fica a receita, costuma ser a olho mas vou tentar acertar na quantidade dos ingredientes! Espero que gostem!


1 emb. de bacalhau desfiado (ex. continente)
2 a 3 cebolas
2 dentes de alho
1 folha de louro
800gr de batatas
2 pac. de natas
1dl de vinho do porto
mostarda, pimenta, salsa q.b.


De véspera demolhar o bacalhau.
No dia seguinte, fazer um refogado com as cebolas em meias luas, os dentes de alho e a folha de louro. (antes eu cozia o bacalhau e depois refogava-o, mas ao longo do tempo, vi que era precisamente a mesma coisa, o mesmo sabor e dava muito menos trabalho).  Deixar até a cebola ficar transparente. Juntar o bacalhau já escorrido e espremido,
(não demasiado) deixar refogar um pouco, juntando pimenta, ou outro condimento a gosto e cerca de duas cl de sopa de mostarda (quem gostar). Juntar 0,5dl de vinho e deixar apurar.
Entretanto descascar as batatas e parti-las aos cubinhos pequenos, ou aos palitos fininhos e levar a fritar.
Escorrer muito bem o excesso de óleo e deitar um pouco de sal.  Ir juntando ao refogado de bacalhau. Dar uma boa mexidela, todavia com cuidado para não amassar e voltar a rectificar os têmperos. Pimenta , mostarda e o resto do vinho.
Transferir tudo para uma assadeira e deitar as natas por cima e levar ao forno.
Se o forno estiver bem quente, as natas cozem imediatamente,  logo ficam à tona da assadeira se o forno estiver mais moderado, as natas vão derretendo e vão se espalhando.  Num caso ou noutro, não faz absolutamente diferença nenhuma, a não ser pelo aspecto visual. 




Aqui está a versão, forno moderado.....









9 comentários:

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

deve ficar bem bom...bjokinhas

paty disse...

Bem tem muito bom aspecto, deve ficar uma delícia:))tb costume fazer muitas vezes.
Beijinhos

SarinhaT - No Conforto da Minha Cozinha... disse...

É daquelas receitas que saem sempre bem... :)
Ficou muito bem.

Luísa Alexandra disse...

Que óptima sugestão, está uma delícia!

Doces Abobrinhas disse...

Adorei seu comments lá nas Abobrinhas!, e o que esse bacalhau hen , hen? Rs!! Um bj doce
Roberta
www.docesabobrinhas.com

Ivani disse...

Que bacalhau delicioso!!!
Receita ótima!!!
Bjs
Ivani

Josy disse...

Oh Irene sou maluca por bacalhau, de todos os peixes o bacalhau é o meu preferido e este seu ficou de babar, está um espetáculo. Amei...bjocas querida, bom finalzinho de dia pra vc

Geovana Fontanella disse...

Oi Irene, esta foto com o tacho ao lado, é muito linda, e sua receita de bacalhau com natas, tudo de bom, voltarei mais vezes. bjos

Maísa disse...

Irene, tem comida mais deliciosa do q essa??Não tem não!!!Isso é dos deuses, verdadeira delícia...beijkas
Maísa
ondas de sabores

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...