sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pizza.....Pizza.......Bella

Há já vários anos (tipo 20) que faço pizzas. Nunca gostei de pizzas pré-feitas nem congeladas! Beurk!!!
Dão azzziaaa!!!!!
Sempre gostei de tentar fazer (sem qualquer receita) a massa. Achava eu que com a minha inteligência acabaria por lá chegar! Saía sempre mais enfarinhada eu, do que a própria pizza!
Sabia que o segredo residia no sovar bem a massa! Então: Pum daqui e pum dali, garanto-vos que o cão que tinha na altura, detestava o "Dia das Pizzas". (coitado) 
Uma vez uma sra italiana, que era minha vizinha na altura, deu-me a provar um pedaço. Bem aquilo nem era pizza era um manjar! Então a partir desse dia decidi que tinha que por mãos à obra, pois andava a levar trabalho e a coisa não se dava!
Um dia eu estava eu no pum e mais pum a minha vizinha tocou a campaínha e perguntou, "ma che cose fare"?!
Então a Sra, horrorizada com tanta farinha, ensinou-me a fazer a massa.....Com os ingredientes que faltavam! Só a farinha e o pum pum é que se mantiveram! 
O recheio não disse, e eu não perguntei! Não me senti à vontade para isso.
 Aqui entrou em acção o meu faro de Columbo e decidi numa pizzaria ficar com um panfleto descritivo das várias pizzas existentes. Após estudar exaustivamente os ingredientes resolvi  "reciclar-los" à minha maneira.

 Durante todos estes anos mantive invariávelmente as dicas que a sra me deu e o pum pum também!
Sai sempre bem!
O molho de tomate! Bem o molho de tomate teria de fingir ser italiano a sério!!!!
Não esquecendo... a minha azia (pois claro)...



Olhando para trás, vejo que fiz progressos....E para todos aqueles que provam, sei que agradam e muito!





Faço sempre a massa a olho, mas vou tentar descrever da melhor maneira

250 a 300gr de farinha
0,5dl de azeite
1,5 a 2dl de água
1pac de fermipan
sal q.b.

Juntar todos os ingredientes secos numa tijela. Fazer uma cavidade e colocar os ingredientes líquidos.
Misturar tudo muito bem. Numa superfície tipo mármore, sovar a massa até estar estar bem macia e maleável. Cubrir com o pano limpinho e deixar levedar num local não muito fresco, onde não hajam correntes de ar.


Entretanto preparar o molho:

Há várias maneiras de o fazer. Ultimamente faço assim que fica igualmente bom. Escorrer muito bem 1a 2 latas de tomate num escorredor, juntar 2 dentes de alho e 2 a 4 cl de sopa de azeite.
Temperar com 1cl de chá de tomilho sal e pimenta.


Depois da massa devidamente levedada, voltar a trabalhá-la um pouco mais e dividi-la nas quantidades pretendidas. Esticar a massa com um rolo e forrar um tabuleiro apropriado para pizzas.
Deitar o molhinho em cima. o queijo a gosto (mozzarela), e os ingredientes também a gosto. (fiambre, presunto chouriço, alcachofras, tomates, cebola fruta azeitonas , oregãos!!! Não se esqueçam, os oregãos ajudam a dar aquele sabor!
Enfim, deixo a guarnição a gosto de cada um! E a imaginação fazer o resto! Eu própria é difícil fazer duas vezes a mesma pizza.
Aqui ficam alguns exemplos..............












































2 comentários:

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Adoro pizzas e essas têm muito bom aspecto :))

hannah disse...

ma cosa deliziosa, una bella torta, con tutto quel formaggio fuso sopra e le altri condimenti ...

Uma fatia pode vir para a minha cozinha mesmo!!!

Beijos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...