segunda-feira, 18 de abril de 2011

Arroz de tomate com carapaus fritos

Arroz de tomate é um dos pratos de eleição do meu filhote!
 Adora arroz de tomate...Então com peixe... (eu sei , não é normal!) Quando faço pizzas ou hamburgers não mostra o mesmo entusiamo!
Quando regressamos de férias...Ele diz "mamã, faz-me um arrozinho de tomate com peixe frito!"
A vantagem de se morar numa aldeia e também de estreitar laços com os vizinhos, é que há sempre alguém que tem isto ou aquilo de sobra....E quem fica a lucrar??!! Pois é sou eu!
Claro que me sinto na obrigação de retribuír com aquilo que tenho, tipo compotas, pequenos petiscos que já faço a mais para toda a gente! Ou então com um sorriso ou uma palavra amiga, que até os corações "mais frios" agradecem!
Foi um dos valores que me foram passados pelos meus queridos pais...E quem partilha recebe sempre em dobro!
Essas dádivas passam  por todo o tipo de legumes, carne de porco, carne de vitela, enchidos...Enfim! É delicioso e principalmente muito oportuno...Quando de repente temos "uma branca".
" Ai meu Deus! O que vou fazer ao almoço??!!" Alguém toca à campainha e diz:
- Queres alheiras??!!
Adivinhem qual é a minha resposta!
Basta tão pouco para sermos felizes...Eu costumo dizer que SER FELIZ, não é só amor, dinheiro, etc.. Para mim a felicidade constrói-se no dia a dia e é feita de coisinhas pequenas...Tal com estas...

Chega de blá blá blá....
Sem mais demoras, vamos ao arroz....




Receita:

1 cebola média
1 dente de alho esmagado
0,5 dl de azeite
tomates maduros q.b. (usei congelados)
sal concentrado de tomate
louro

Refogar a cebola, o alho e a folha de louro no azeite.
Juntar os tomates préviamente pelados (em água quente) e deixar refogar um pouco.(5 min.) Em seguida o concentrado de tomate a gosto, uma pitada de açucar e por fim o sal . Deixar cozinhar até os tomates estarem practicamente desfeitos, (cerca de 30 a 40min) e o molho estar a ficar mais grosso. Ir juntando água aos poucos até chegar na quantidade necessária para o arroz pretendido.

Desta vez acompagnei este arroz com carapauzinhos fritos que fiz assim:

Amanhar os carapaus e salgá-los com antecedência (1 a 2 horas). Secá-los bem em papel absorvente, em seguida passá-los por farinha e fritá-los em óleo quente. Depois de fritos colocá-los num prato novamente com papel absorvente a fim de retirar o excesso de gordura. (É o que eu costumo dizer....Dentro da gordura....O mais light possível !!!! Hehehe!!!)











Psst!! Adivinhem lá donde vieram os tomates deste arroz delicioso???!!!..........

1 comentário:

A Meu Gosto disse...

Ai fiquei a salivar! Este prato está no topo dos meus pratos favoritos :D
beijinho

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...