segunda-feira, 28 de março de 2011

Tarte de legumes




Sou uma grande fã do alho francês! Um dia desses a minha vizinha, de seu nome Elisa, deu-me à volta de 12 talos, vindos da horta dela (abençoada). Claro que além da sopa, tive que arranjar outros destinos para os ditos....
Saíu então esta tartezinha....

Consultei várias receitas do meu velho caderno dos tempos de liceu, mas nenhuma delas me satisfazia foi então que resolvi fazer um "remix" com elas...


Fiz assim:

Preparei uma massa quebrada com, 100gr de manteiga
200gr de farinha
1/2 saquinho de fermento(tip. fermipan)
2cl sopa de água
1 pit de sal

Num tacho, levar a manteiga a derreter com a água e o sal. Numa terrina, misturar a farinha e o fermento, fazendo uma cavidade ao centro e deitar a a manteiga derretida. Misturar tudo com uma colher de pau.
Com esta massa forrar uma tarteira previamente untada. Não esquecer de picotar o fundo para não empolar. Levar então a massa ao forno para uma pré-cozedura.
Entretanto preparar o recheio...

2 talos de alho francês
1 courgette
1/4 de pimento amarelo
1cl sopa de azeite (preferi aos 75gr de manteiga)
100gr de bacon (fac.)

Cortar os legumes em pedaços pequenos e salteá-los no azeite até estarem macios. À parte, saltear o bacon  na sua própria gordura. Colocar tudo na tarteira.
Em seguir preparar um molho béchamel e deitar em cima da mistura de legumes/bacon. (resolvi fazer o molho béchamel, em alternativa às natas e aos ovos, que acho mais pesado). Finalmente polvilhar com queijo ralado a gosto.















Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...