quinta-feira, 31 de março de 2011

Assado de vitela à moda do Pote




Adoro este assado, porque sendo eu uma fã incondicional de "sandochas"(nome que o meu pequenote lhe chama desde pequeno...) e além de ser um prato muito saboroso...Acaba por ser novamente aproveitado para servir frio com uma boa salada e até!!!!!! Em fatias finissímas vai sempre dentro de umas quantas "sandochas"......Huuum.....Enfim. Posso vos garantir que toda a família, directa e indirecta, torta ou direita, não conheço ninguém que não aprove e não repita!!!

Vamos então ao que interressa:

2kg carne de vitela para assar (nispo)
6 cenouras (ou menos)
1 cebola
4 a 5 dentes de alho
pimenta q.b.
sal grosso q.b.
azeite q.b.
2dl de vinho tinto
1/2 pac de Sopa de Rabo de boi (da Knorr)
1 a 2 latas de cogumelos (ou frescos se preferirem)

Cortar os alhos em quatro partes no sentido longitudinal e fazendo cortes com uma faca na superfície da carne um pouco por todo o lado, introduzir os pedaços de alho. (Eu costumo pôr bastante alho porque pessoalmente gosto muito do sabor, além de que é um excelente antibiótico natural, que dizem, aumenta a longevidade! Claro nesse caso, é necessário ter atenção ao atravessar a estrada! Lol!!!)
Em seguida esfregar a peça com sal grosso, (mas não demasiado, porque o molho já tem sal!), pimenta, (Eu coloco sempre de moínho, e sempre com mistura de pimentas.) e reggá-la com azeite q.b. Esta carne não necessita de mais tempêro. Fica óptima assim. Mas quem quiser...







Levar então o assado ao forno em lume forte, (tendo cuidado para não queimar) até ficar corado de ambos os lados. Retira-se e refresca-se com cerca de 2dl de vinho tinto. Leva-se de novo cerca de 20m.
Entretanto prepara-se um molho com  metade da embalagem "Knorr" e rega-se o assado, juntam-se os cogumelos e deixa-se acabar de assar.
Pessoalmente costumo servi com purezinho feito por mim e na minha opinião , é o complemento perfeito deste assado










E.....Aqui estão as minhas sandochas....Hoje com falta de ingredientes....(tomate e alface, que não tinha....upss.)







Garanto-vos....São muito gulosas....





1 comentário:

Duxa disse...

Olá Irene, parabéns pelo teu blog, cheguei até aqui pelo "Cozinhar com os Anjos" que por acaso é um blog que sigo há muito com todo o gosto.
Gostei mito da receita e da apresentação deste lombo, que prato apetitoso!
Beijocas e felicidades para o teu cantinho;)

cozinhadaduxa

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...